Up cycle, o que é?

Up cycle é uma ferramenta da moda circular, fiz um post sobre moda circular semana passada clique aqui para saber mais sobre esse conceito. Depois de ler sobre moda circular você vai entender melhor a ligação entre os dois e suas respectivas importância. 

Assim como o nome diz é pra dar um up no ciclo do produto. Up seria dar uma nova cara, uma nova vida ao ciclo do produto, botar para cima. É diferente da reciclagem por que no processo de reciclagem acontece a transformação da matéria prima através de processos químicos e no consumo de energia não renováveis. No Up cycle já é diferente, pois o resíduo vira a matéria prima sem passar por nenhum processo químico, só por uma adaptação ou uma transformação, algo mais manual, mais artesanal. É a reutilização de resíduos têxteis, por exemplo. Mas Ludmila o que são esse resíduos têxteis? Pode ser fim de rolo de tecido que pra produção em massa não serve mais, são roupas de estoque ocioso ou até mesmo com pequenas  falhas... Tudo isso são resíduos têxteis que para uns não serve mais , mas que para outros vira uma matéria prima e é transformado em uma peça de design, com valor agregado e uma nova funcionalidade, ou seja uma produto novo.

Vou citar duas marcas brasileiras que fazem isso a Insecta shoes e a Mig Jeans, são duas marcas que aplicam a técnica do up cycle no seu produto. A Insecta shoes  é uma marca de sapatos e bolsas ecológicas e veganos, não usam produto de origem animal e e a matéria prima deles são roupas vintages. A Mig Jeans tem como matéria prima peças em jeans usadas, e dão uma nova cara e funcionalidade.
fotos retiradas dos respectivos sites das marcas

Eu já fiz aqui no blog DIY's utilizando a técnica do up cycle, já transformei uma calça em uma saia e uma legging em um top cropped. E tenho também uma lojinha no enjoei chamada Tendere Brechó, que tem como conceito moda circular, por que além de incentivar o consumo consciente vendendo roupas usadas, as peças que não estão em bom estado para vendas eu aplico a técnica do Up cycle transformando em acessórios ou até mesmo em roupas e tudo são peças exclusivas. Eu também já fiz um post aqui sobre a cultura dos brechós e como ele incentiva o consumo consciente, clique aqui para ver.

Há varias alternativas na moda para um produto mais sustentável e vemos que a moda está caminhando para isso e as marcas brasileiras não estão de fora. Deixa eu saber sua opinião nos comentários aqui embaixo!!! 

CONVERSATION

0 comentários:

Postar um comentário

Deixe aqui seu Comentário!