Cronograma capilar - O que é ? Como funciona ?

Com certeza, muitas de vocês já se depararam com alguma situação desagradável com o seu cabelo. Pois é, muitas mulheres procuram receitas caseiras, alisamentos, vários tipos de hidratações, tudo para deixar as madeixas mais bonitas e saudável. Eu também já fui assim, passei por um situação muito desagradável e desconfortável com o meu cabelo e acabei recorrendo a famosa progressiva.
Meu cabelo era lindo e saudável, até que eu comecei a fazer cachos no cabelo com a chapinha diariamente, ou até mesmo duas vezes ao dia  . Até que um dia vi que o meu cabelo estava acabado todo queimado, quebrado, partido, armado... Tudo por causa do uso incorreto da chapinha, eu nunca tinha usado protetor térmico, achava que era uma besteira, achava que era estrategia de marketing para agregar valor ao produto. Foi aí que eu recorri a famosa progressiva.
Hoje tenho 1 ano e 8 meses sem dar progressiva, não passei pela temerosa transição capilar pois o meu cabelo era liso/ondulado. E hoje eu cuido do meu cabelo para que eu nunca mais passe pela aquela situação de novo, e se eu soubesse sobre tratamento de cabelo o que eu sei hoje, nunca que teria dado progressiva, aliás, nunca  teria feito com o meu cabelo o que me levou a fazer a progressiva.
Escrevi demais né?! Se prepara que ainda tem mais coisa pra ler, pois no post de hoje vou ensinar para vocês como fazer CRONOGRAMA CAPILAR, é graças a esse cronograma que eu consigo manter o meu cabelo lindo, natural e saudável.
Ah.... Fiz um vídeo explicando tudinho, mas é bom ler o post, pois está super completo.


O que é cronograma capilar?

O cronograma capilar é uma agenda mensal de cuidados com o seu cabelo.

Como funciona o cronograma capilar?

O cronograma é composto por três processos, a hidratação, a nutrição/umectação e a reconstrução. A tabela oficial é essa: na primeira semana você faz duas hidratações e uma nutrição na segunda a mesma coisa, na terceira você faz duas hidratações e uma reconstrução e na quarta você faz duas hidratações e uma nutrição e assim sucessivamente.

É um processo que  o resultado é a longo prazo. Quando você começar a ver o resultado aí você pode adaptar a tabela do cronograma de acordo com as suas necessidades e de acordo com o procedimento que o seu cabelo se dar melhor. A reconstrução só pode dar no máximo duas vezes no mês, mas eu sempre dou uma vez no mês e a hidratação você pode dar quantas vezes você quiser, por que a hidratação devolve água ao cabelo então não pesa nem danifica o fio, mas é sempre bom dar um intervalo de 48 horas entre qualquer procedimento, é bom que a mascara hidratante tenha somente a função hidratante, por que aí você pode dar hidratação quantas vezes você quiser para não pesar o fio.

Como saber qual etapa do cronograma capilar o seu cabelo mais precisa?

Quando o cabelo está sem brilho, ressecado, armado e embaraçando com facilidade, ele precisa de hidratação HIDRATAÇÃO, pois isso é um sinal de que o cabelo está procurando umidade no ambiente e a hidratação devolve água, para os cabelos.

Quando o cabelo está cheio de frizz, desalinhado e poroso ele vai precisar de NUTRIÇÃO, pois a nutrição repõe os lipídios do fio e ajuda a selar a hidratação dentro da fibra capilar.

Se o cabelo estiver fino, ralo, quebradiço, com pontas duplas e elástico ele vai precisar de RECONSTRUÇÃO, pois devolve a queratina ao cabelo e faz uma película protetora envolta do fio ajudando a selar a hidratação dentro da fibra capilar, deixando assim o cabelo mais forte. cuidado com a queratina em excesso, pois ela pode acabar causando o efeito rebote e quebrar o fio.

O que eu preciso para fazer o cronograma capilar?

É muito simples você vai precisar de uma mascara hidratante (que só tenha a função de hidratar) a máscara tem que ser hidratante, não pode ser nutritiva e nem reconstrutora (poder pode, mas eu não prefiro assim). Se a máscara for reconstrutora ou nutritiva você não vai poder dar hidratação mais de uma vez na semana. Para a etapa da nutrição você vai precisar de um óleo vegetal orgânico e extra virgem. Você pode usar uma máscara nutritiva mas o óleo vegetal é muito mais potente. E para a reconstrução você vai precisar de uma queratina liquida e uma mascara hidratante, você pode usar uma mascara reconstrutora, mas o uso da queratina liquida potencializa a reconstrução, e a mascara hidratante que você vai usar nesse processo é a mesma que você vai usar na hidratação.

NOTA: LEIA OS RÓTULOS DAS EMBALAGENS DOS PRODUTOS PARA EVITAR PRODUTOS QUE CONTENHAM PETROLATOS, POIS O PETROLATO MASCARA A HIDRATAÇÃO, NUTRIÇÃO OU RECONSTRUÇÃO.

Agora vamos lá assistir o vídeo!

CONVERSATION

0 comentários:

Postar um comentário

Deixe aqui seu Comentário!